Passo a Rezar, pouco cristã!

Não sou crente, mas acho espectacular a iniciativa http://passo-a-rezar.net/ de distribuir orações encapsuladas em música contemporânea.

Contudo os MP3 não estão acompanhados de nenhum licenciamento visível, e no site apenas consta Todos os direitos reservados. Como isto proíbe a partilha entre os crentes (e a partilha é um valor cristão fortemente defendido) penso que a iniciativa encontra-se assim ferida de credibilidade.

Nesse sentido, enviei-lhes o seguinte contacto, esperando boas notícias para breve:

Boa noite,

Acho muito bem que distribuam MP3 com versões das orações em formato de música contemporânea, mas estão a distribuí-las de uma forma muito pouco cristã.

Acontece que a única informação de licenciamento dos conteúdos que existe é a que existe no vosso site: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Ou seja, se um crente partilhar a música com outros crentes, estará a cometer uma infracção à lei ao ser bom cristão.

A minha sugestão é que licenciem os MP3 sob os termos da licença Creative Commons By Attributtion and Share-Alike (conhecida como CC-By-SA e cujos termos estão aqui: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/ )

Boa iniciativa, só falta torná-la verdadeiramente cristã!

Actualização: como o site está em baixo (provavelmente devido à carga derivada de todos os que tentaram lá ir na sequência do artigo na TV), este contacto não seguiu. Volto a tentar mais tarde.

Actualização 2: 🙂 já foi… «Aviso. O seu contacto foi enviado. Responderemos o mais breve possível. Obrigado.»

3 Replies to “Passo a Rezar, pouco cristã!”

  1. Talvez eu esteja enganado, mas este site cumpre com todos os requisitos legais visto que os fundos musicais estão todos autorizados pelos respectivos autores. A questão da partilha não se coloca porque qualquer pessoa pode lá ir e efectuar o download, logo a partilha encontra-se autorizada também. Talvez eu não tenha percebido a questão colocada…

    Finalmente a legalidade e’ uma atitude cívica, mais que crist~a.

  2. Está enganado porque não se está a colocar no ponto de vista de quem fez o download e quer partilhar (novamente, um valor cristão fortemente promovido por Jesus Cristo, e exercido no milagre da “multiplicação dos pães”).

    A única referência existente de direitos autorais é, no site, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Logo a cópia não foi liberalizada.

    Os ficheiros em si não têm qualquer licença, logo aplica-se os direitos por omissão que proíbem a cópia. Logo a cópia não foi liberalizada.

    Se pensa que qualquer um pode lá ir e efectuar o download está a ter uma visão muito limitada, pois está a esquecer-se da performance pública das gravações, por exemplo numa festa da igreja local.

    Está ainda a esquecer-se daqueles que não têm Internet, e que poderiam receber os conteúdos através de uma cópia em CD.

    Finalmente, a legalidade é uma questão de cumprimento da lei e não uma atitude cívica.

    A lei proíbe a redistribuição sem autorização, logo para que possa haver redistribuição legal, é necessário existir licenciamento que o permita.

    Tomando como base os valores cristãos, é minha opinião que o modelo de licenciamento que uma iniciativa cristã deste género deveria utilizar seria uma que não só mantivesse a origem como permitisse a partilha.

    Conclusão: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/

Comments are closed.