LHC: Hoje o mundo acaba (ou talvez não)

Mortais, arrependei-vos, pois dentro de quase 8 horas (pelas 8 da manhã, 9 de Zurique, Suiça) será ligado o Large Hadron Collider será ligado em Zurique Genebra. Trata-se do maior e mais energizado acelerador de partículas.

Há quem tenha receios (infundados) sobre nele resultar o fim do mundo. Bem, se acabarem por ser “fundados” espero que o fim do mundo seja depois de tomar o pequeno almoço 🙂

Existe um webcast, para os mais ansiosos podem já deixar o mplayer a tocar:

mplayer mms://wmsuds.cern.ch/webcast

14 Replies to “LHC: Hoje o mundo acaba (ou talvez não)”

  1. Rui,
    não será em Genebra? A última vez que estive dentro do Atlas, detectotor do LHC, foi em genebra. Não qme digas que levaram um tunel de 30 km para outra cidade 😉

    Btw, um amigo meu que trabalha no projecto veio estes dias para uma conferência no Porto, mas ele confessou-me que é apenas uma desculpa para o caso de aquilo não conseguir acabar com o mundo… pra o caso de só correr mal.
    Agora a sério, pelo que sei o evento não deve trazer problemas, já se fizeram testes semelhantes e nada aconteceu.

  2. Bem, gostava que não acabasse, que eu tava-me agora a habituar a isto xD

  3. Tomara q d tudo errado tipos nos filmes sabe … e crie um buraco negro maior e leve pouca coisa sei la …pra acontece uma merda diferente nessa merda d vida itediada kkkkk
    bah se passasee na tv eu acordaria +++ eu so levanto meio dia passado kkkk
    vlw ai pessoal e q d tudo errado (Haaa e isso pode ser um passo para criação para makina do tempo diz o pessoal d fisica)
    fui durmi q ja sao 3 da madruga kkkk

  4. Tens a certeza que é em Zurich? Pesquisa melhor… É em Genève.

    Lá por o pais ser pequeno não quer dizer que as cidade sejam todas as mesmas :p lol

    Cumprimentos.

  5. Sim, é em Genebra. Troquei a ordem das frases relativas à zona horária e sem querer deixei ficar Zurique no final.

    Obrigado a todos os que chamaram à atenção!

  6. Hoje foi só um teste, não fizeram colisões isso é só no próximo mês.

  7. Não perca a esperança porque ainda não acabou… ainda não é hoje que fazem os lançamentos em sentido contrário, por isso as colisões das partículas ficaram para depois…o mundo ainda pode acabar e a sua gralha ser esquecida 😉

  8. E não é que o mundo continua?? FODAM-SE OS CIENTISTAS!!! VÃO TODOS PRA MERDA!!! Só querem assustar as pessoas PORRA!!

  9. Vai já lavar essa boca com sabão rosa, Alexis.

    Os únicos que andam a assustar as pessoas são os rumores que lançam em torno deste projecto espectacular.

  10. Mas tipo,os protons vão se chocar numa velocidade absurda, seria possivel romper as camadas laterais onde sustenta
    as esplozões ocorridas lá dentro,porque eles estão tentando reconstruir o big beng certo? mas eram 2 protons…na maquina vão ser varios… isto me assusta um pouco,na internet tem mais fatores negativos do que positivos sobre o LHC.. mas se morrermos , vai ser só um milionesimo de segundo depois XD( seguido de fortes dores estomacais )

  11. Não tem nada para assustar, os factores negativos são FUD para vender notícias. Mesmo a minha “piadola” do fim do mundo não passou de uma gozação com o assunto.

    Está-se a tentar comprovar a existência de umas partículas, e consoante os resultados um ou outro modelo da física pode ser posto de lado ou validado.

    Estive agora a ver uma entrevista do Mário Crespo a uma Senhora (que não apanhei o nome) investigadora da Física em Portugal, especialmente nesta área gostei muito de a escutar (sobretudo à forma como descartou a mensagem jornalística).

    Coisas giras: lá dentro estão a 2º do zero absoluto (0 kelvin).

    Vão estar um par de anos em aceleração.

    Wow…

Comments are closed.