Cara SPA, AGECOP e afins…

Cara SPA, AGECOP e afins…

Não, não existe nenhuma cabala contra vocês. Não são as vossas ameaças (o cala-te senão eu bato” no último parágrafo) tão típicas de um bully colegial perante os alunos mais fracos que nos assustam. Ao contrário de muitos dos vossos associados, que temem com alguma razão represálias, não dependemos de vocês para nada.

Gostava também de vos dizer que fico muito surpreendido com a vossa lista de “apoiantes” (também sei usar aspas, viram?) do #pl118, que afinal não passou de uma conversa telefónica a tentar revalidar um abaixo assinado de há mais de um ano, e que mesmo assim suscita tantas dúvidas que são confirmadas (António Pinho Vargas achou abusivo terem incluído o seu nome sem autorização e Alexandre Soares também, bem como outros que refere, talvez também José da Ponte e Nuno Rebelo entre, suspeito, muitos outros).

Atenção! Foste inscrito sem apoiar o #pl118?
Atenção! Foste inscrito sem apoiar o #pl118?

Como devem ter reparado, não exibi surpresa nenhuma por 20 desses subscritores fazerem parte dos vossos órgãos sociais. Admirar-me-ia era se eles também não se revissem no #pl118! Afinal, os membros dos órgãos sociais devem ser solidários com as entidades a que pertencem, certo?

Nem somos só nós a notar os desaparecimentos misteriosos dos vossos “apoiantes” do #pl118, os jornalistas também já se estão a aperceber disso.

Ou se calhar também fazem parte desta cabala esquizo-paranóica!?

Portanto os vá, pouco mais de 80 iniciais e mais alguns vão sendo contactados pela comunidade de protestantes contra o #pl118 para saber a sua real posição. Não levem a mal! Mais uma vez, não é uma cabala, vocês é que se puseram a jeito para a falta de confiança, desde o início da polémica, ‘tá bem?

Queria ainda (se calhar estou a arriscar alguma ingenuidade de que ainda me estejam a ler…) pedir-vos um enorme favor. Parem de falar de pirataria, downloads e outras utilizações não autorizadas das obras… sabem perfeitamente que não é disso que trata o #pl118 mas quando falam com as pessoas menos informadas e lhes falam em pirataria, elas não pensam em cópia privada (aquilo pelo que gostariam de receber, e receber, e receber…) mas sim em fulanos com pernas de pau, pala num olho, papagaio ao ombro, e uma espada na mão a degolar uma pobre donzela no navio acabado de acostar.

Se me telefonassem a dizer que é uma petição para acabar com isto, talvez eu também assinasse.

Voltemos ao tema…

Ao contrário do que vocês julgam, não somos só nós a saber fazer as contas. Os jornalistas também as sabem fazer: Projeto de lei da cópia privada tem taxas que são das mais elevadas e abrangentes da UE (bravo, Hugo Séneca). E apenas quem esteja totalmente alheado da realidade não percebe que se um produto base fica 20 € mais caro quando a margem já é inferior a isso, então é claro e evidente quem é que vai pagar esse custo, já que operamos num mercado livre: nós, os autores que vão guardar as suas obras nalgum dispositivo de armazenamento digital. Nem interessa qual, vão todos ser taxados…

Já-me alonguei demais. Há que deixar algo para outras pequenas obras minhas e estou com sono.

Boa noite, e boa sorte. Por este andar já só com… “$ort€”…

3 Replies to “Cara SPA, AGECOP e afins…”

  1. *Vénia*
    Apoiado a 200%, é bom saber que não estamos sozinhos nesta luta contra a #pl118. Acho que finalmente as pessoas começam a abrir os olhos para o roubo, a censura que nos querem impor e a estupidez que é a SPA.

  2. Apoiado! Esta proposta de lei é absurda e injusta (excepto para alguns interessados, que tão bem referiu…)

Comments are closed.