ATMs da NetPay cobram Taxa!!

Alerta à navegação: nenhum dos meus artigos reflecte a opinião do meu empregador, e como trabalho na SIBS, SA este em particular necessita deste alerta, também para que possam avaliar se estou a ser tendencioso ou não.

Soube que o BPN Já Cobra Comissões na sua rede ATM. Isto acontece porque hoje em dia já praticamente não existem cartões exclusivamente Multibanco. São quase todos ligados à rede Visa (os Electrons), Mastercard (Maestro), etc… Um dos motivos para isto, é que as pessoas gostam de poder utilizar os seus cartões “Multibanco” no estrangeiro (sem necessitar de adquirir um cartão de crédito de um operador internacional como a Visa).

Com estes cartões «não Multibanco puro», a rede do BPN (NetPay) vai directamente aos respectivos operadores, e aí há taxas. Segundo o artigo:

«o banco emitiu um esclarecimento explicando que são aplicadas taxas se o levantamento for feito com “cartões com a marca Multibanco e que são normalmente emitidos sob uma insígnia internacional – Visa ou Mastercard – que funcionam a crédito e a débito (vulgarmente designados por duais ou mistos) e permitem que em ATM Sibs (Multibanco) o cliente possa efectuar levantamentos a débito (default) ou a crédito”.»

Não é um apelo a que não usem, não me cabe a mim fazer tal coisa, é apenas um esclarecimento de uma situação que também já me tinha acontecido (não percebia porque apareciam umas taxas) pessoalmente, e que finalmente vi esclarecida (também não quis perguntar internamente para reduzir o meu conhecimento ao que é público).

No caso dos levantamentos feitos com estes 18 milhões de cartões nas 77 ATM da rede NetPay, (…) A NetPay não usa o processador nacional, a Sibs, e processa as suas operações no exterior.

Desconheço se há alguma forma de a NetPay distinguir ou não se é um cartão nacional em cujo caso deveria passar a transacção para a rede da SIBS, mas é importante salientar que os clientes da SIBS são os seus donos, os bancos, não nós como pessoas individuais, e o BPN é um dos seus accionistas logo acho estranho que isto aconteça. Nós somos clientes dos bancos, e estes é que nos vendem um acesso à “sua” rede de pagamentos através de um cartão que nos alugam.

Se não querem taxas na rede da NetPay, é necessário perguntar ao BPN porque é que as está a aplicar!