Comissário Europeu da “Justiça” e “Segurança” quer impor censura

Franco Frattini, o Comissário Europeu da “Justiça” e “Segurança” quer impor censura nos motores de pesquisa na Internet para certos termos a retalho. A desculpa, perfeitamente na moda, é o bicho papão do terrorismo.

Termos como “bomba”, “genocídio” ou “terrorismo”, a aparecer numa determinada página, devem significar a sua omissão dos resultados do motor de buscar. Isto significa que a ser implementada tal medida, este artigo (que nada tem a ver com terrorismo, apenas com crítica a uma medida fascista) iria ser censurado pelos motores de pesquisa.

Censura não é Justiça, e não acresce Segurança nenhuma. Uma medida destas vir da parte de tal Comissariado apenas me faz lembrar o mote do Partido, no 1984:

  • WAR IS PEACE
  • FREEDOM IS SLAVERY
  • IGNORANCE IS STRENGTH

Mais uma medida para entrar para o rol de medidas que nos levam a uma “União Fascista de Estados Europeus”. Uma das mais recentes, que o Governo português parece ansioso por implementar, é a directiva de retenção de dados. Em breve será a censura dos motores de pesquisa. Nem mais.

Felizmente temos gente cá que a considera «uma medida limitadora e grave», como diz Manuel Lopes Rocha, um conhecido advogado português identificado pelo jornalista como um “especialista em Direito da Internet”, defendendo que «o terrorismo se combate com outras medidas e não tentando controlar a Internet».